História do Município

1.jpeg

No ano de 1949, o Sr. Manoel Francisco Leite (Conhecido como Badio), procedente da região do Rio do Peixe, Município de Anápolis, adquiriu as terras onde foi levantado seu patrimônio. Em 1951, o Sr. Manoel Francisco Leite, construiu o primeiro rancho (com o nome de fazenda Jenipapo), tendo iniciado o patrimônio em 1952, promovendo o loteamento (invasão) doando estes terrenos para pessoas que chegaram a região para trabalharem na lavoura. O patrimônio foi vendido em 1954 aos senhores Sebastião Pedro da Silva e Pedro Rodrigues Frois. A transação mais antiga que se tem registro de Alto Horizonte, foi lavrada no dia 10 de janeiro de 1954, no cartório do 1º ofício da cidade de Uruaçu.

Mais tarde foi erguida a primeira capela de Pau-a-Pique, em homenagem a São Sebastião, sendo a primeira missa celebrada pelo padre Valentin. Criou-se então a primeira escola do município, visando o estudo dos filhos dos primeiros colonos do local tendo o primeiro professor, Sr. Vicente de Araújo. O povoado passou a se chamar CHAPADA GRANDE, crescendo rapidamente com a chegada de várias famílias vindas do Nordeste e Minas Gerais, somando-se aos primeiros goianos, dando impulso ao crescimento da principal economia do povoado: a agricultura e criação de gado.

Situado em terras de posição geográfica privilegiadas, a configuração da topografia do terreno alto, porem plano, e provida de uma hidrografia que tornavam as terras férteis, configurava – se uma região apta para a agricultura e pecuária. De acordo com José Fortini Filho, o serviço de topografia da sede do município (ruas, avenidas, praças, áreas de lazer, escolas) foi realizado pelos senhores Sebastião Pedro Silva e Pedro Rodrigues Frois. A emancipação política se deu graças a união das autoridades políticas e sociedade local.

Nesse contexto deve-se ressaltar o então vereador Emivaldo Sebastião Borges, que entrou com um requerimento pedindo a separação da então “Chapada Grande” do município de Mara Rosa, ou seja, criando o distrito de Alto Horizonte. O requerimento foi aprovado e sancionado pelo chefe do Executivo de Mara Rosa. Com essa medida, o povoado foi elevado a Distrito, a partir do dia 16 de janeiro de 1991. O Decreto Estadual que criou esse município já prescrevia a realização das primeiras eleições de prefeito e vereador para o pleito eleitoral de 1992, com posse dos eleitos em 1º de janeiro de 1993, expirando em1996.

Alto Horizonte - GO

Alto Horizonte Goiás - GO Histórico No ano de 1949, o Sr. Manoel Francisco Leite (Badio), procedente da região do rio do Peixe, município de Anápolis, adquiriu as terras onde foi levantado patrimônio. Em 1951, o Sr. Manoel Francisco Leite, construiu o primeiro rancho, tendo iniciado o patrimônio em 1952, promovendo o loteamento (invasão) doando estes terrenos para pessoas que chegaram a região para trabalharem na lavoura. Mas tarde foi erguida a primeira capela de Pau-a Pique, em homenagem à São Sebastião sendo a primeira missa celebrada pelo padre VALENTIN, criou-se a primeira escola para que os filhos dos primeiros colonos estudarem, sendo seu primeiro professor o Sr. Vicente de Araújo, ficando o povoado com o nome de (CHAPADA GRANDE), dividido a extensão do terreno.

O povoado cresceu rapidamente com a chegada de várias famílias vindas do Nordeste e principalmente de Minas Gerais, somando-se aos primeiros goianos, dando impulso ao crescimento da principal economia do Povoado, a agricultura a criação de gado bovino. Situado as terras em posição geográficas previlegiadas a configuração da topografia do terreno alto mas plano e provida de um hidrografia que tornam as terras férteis tomando-se aptas a agricultura e pecuária.

Na condição de povoado, foi elevado diretamente através da Lei, a condição do município, separando assim da sede de Mara Rosa, de onde era distrito, condições de municípios estas do elevamento a município devido a crescimento do povoado e de sua economia, agrícola a pecuária e com o surgimento de jazidas de minério de ouro e cobre na região, cresceu e fortaleceu aumentando assim a importância política do distrito para a sede do município de Mara Rosa. Gentílico: alto horizontino Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Alto Horizonte ex-povoado, pela lei estadual nº 11399, de 16-01-1991, desmembrado de Mara Rosa. Sede no atual distrito de Alto Horizonte ex-região administrativa. Constituído do distrito sede.

Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Secretaria de Comunicação