RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS

Saúde e Educação elaboram protocolo de retorno seguro às aulas

Saúde e Educação elaboram protocolo de retorno seguro às aulas

por Colibrigov publicado 2021/08/24 16:00:00 GMT-3, Última modificação 2021-08-24T16:11:46-03:00
A elaboração do Protocolo para retorno às aulas se faz necessário devido às mudanças organizacionais nos espaços educacionais em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-l9).

A elaboração do protocolo para retorno às aulas se faz necessário devido às mudanças organizacionais nos espaços educacionais em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-l9).

Diante da pandemia do coronavírus (Covid - 19), o cotidiano da população mundial precisou ser reorganizado, com a necessária adoção de medidas, em especial, o isolamento social como forma de contenção do contágio acelerado do vírus, principalmente em aglomerações humanas, bem como para evitar a sobrecarga nos sistemas de saúde, considerando o alto índice de letalidade da doença (comprovadamente entre idosos e pessoas com doenças preexistentes). As medidas adotadas estão presentes na maioria dos países do mundo, por serem consideradas formas mais eficazes de controle da contaminação.

Em virtude dessa situação, tendo como embasamento os decretos federais, estaduais e municipais, os quais versam sobre as medidas para o enfrentamento da situação de emergência e/ou calamidade pública e, atendendo às orientações dos órgãos normativos dos sistemas de ensino, na perspectiva de amenizar o impacto das medidas em curso, as entidades organizadoras deste documento propõem, em regime de colaboração, alguns indicativos pedagógicos para as instituições, redes e sistemas de ensino do município de alto horizonte - Goiás, quanto ao planejamento, execução e acompanhamento de ações que visam o retorno às atividades presenciais, de forma gradual ou não.

Números indicam que diversos países já retornaram as atividades presenciais com êxito, no brasil este ensaio de retomo tem sido feito por meio das orientações advindas do governo estadual de Goiás, para o município de alto horizonte este retorno começa a ser preparado, para que possa ocorrer em 202112. Contudo ainda não temos data certa para o retorno das aulas, pois é necessário avaliação do cenário atual no município, no qual a secretaria municipal de saúde precisa emitir parecer orientado pelos indicadores de monitoramento e vigilância epidemiológica de acordo com as avaliações realizadas pelo centro de operações de emergências em saúde pública do município.

Acesse o Protocolo de Biossegurança na Íntegra


Voltar ao topo