Lei Nº 817/2021

Prefeito Luiz Borges assina lei tornando a ave Siriema o mascote oficial de Alto Horizonte.

por Colibrigov publicado 2021/10/05 17:02:29 GMT-3, Última modificação 2021-10-05T17:03:51-03:00
A ave típica do Cerrado brasileiro, pode chegar até 90 centímetros de comprimento (da ponta do bico até o fim da cauda) e pesa em média 1,4 kg.
Diariamente ouvimos, ou até nos deparamos com uma charmosa Siriema nas ruas da cidade, e para então homenagear essa ave tão presente em nossa comunidade o Governo Municipal em parceria com a Câmara de vereadores, instituiu a SIRIEMA ou SERIEMA como mascote oficial de Alto Horizonte. A (Cariamidae) popularmente conhecida como SIRIEMA ou SERIEMA foi escolhida animal oficial do município de Alto Horizonte, A ave típica do Cerrado brasileiro, pode chegar até 90 centímetros de comprimento (da ponta do bico até o fim da cauda) e pesa em média 1,4 kg, tem no canto a sua principal característica podendo ser ouvido em vários pontos da cidade, a mais de um quilômetro de distância.
A Siriema possui cauda longa, plumagem cinza-amarelada, com riscos finos escuros, um pouco mais claras na região do abdômen, bicos e pernas vermelhas. Os machos têm por característica um tom mais escuro de cinza, enquanto as fêmeas são um pouco mais amareladas. A crista é formada por um tufo de penas, com cerca de 10 cm, além de ser uma das poucas aves com pestanas. O nome Siriema deriva das palavras em tupi “çaria” crista) + “am” levantada).
Ave símbolo do nosso município.